segunda-feira, 15 de abril de 2013

O beijo de São João Paulo II no Alcorão



  Nesta foto podemos ver o humilde gesto do Papa São João Paulo II, que em 14/05/99 beija o Alcorão, no Vaticano, o Livro sagrado dos Muçulmanos.
          Na ocasião muitos se escandalizaram por gesto de grande significado místico. São Paulo Apóstolo nos aconselha a sempre julgarmos bem a nosso próximo. Pois bem, esse gesto foi mal interpretado por alguns. Qual, pois, seria a boa interpretação desse ato, já que é dever nosso julgar que nosso Papa jamais praticaria qualquer ação contra a fé e a moral?
        Para julgar bem o Papa, devemos fazer uma interpretação mística deste grande gesto de São João Paulo II. 
        Alguns místicos da Igreja, uns beatos, outros santos, outros ainda servos de Deus, ao comentarem sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizem que quando tiveram a visão de Cristo carregando a sua pesada Cruz, viram que Ele antes da a carregar em seus ombros, se inclinou e deu um beijo na Cruz.
         Ora, se aplicarmos os ensinamentos destas visões neste grande gesto do Papa, somos obrigados a chegar nas mesmas conclusões. O Papa, que é o doce Cristo na terra, beija o Alcorão, que é a Cruz que martiriza muitos cristãos em países muçulmanos. O beijo de Nosso Senhor na Cruz, simboliza o seu infinito amor por seus inimigos e por toda a humanidade pecadora. O beijo de Cristo na Cruz é sinal de sua infinita Caridade. Ora, o beijo que o Papa dá no Alcorão simboliza e repete o beijo que Cristo deu na Cruz, quando a tomou sobre seus ombros. Esse beijo revela a grande Caridade com a qual estava cheio o Papa São João Paulo II. A infinita caridade de Cristo moveu o Papa João Paulo II a beijar a cruz dos Cristãos em terras muçulmanas.
         Beato João Paulo II, ora pro nobis.



8 comentários:

  1. Forçou a barra em!!!!!!!!!!!!Jesus beija cruz, porque atraves dela nos alcançamos a salvação,,e a beijando incentiva as pessoas a tambem fazer o mesmo , ou seja abraçar sua cruz, beija la e carrega la ate o calvario, ,,, Penso em que esse gesto de João paulo nos icentiva: a nos abraçarmos o alcorão??Quem viu esse gesto do Papa vai realmente deduzir o que vcs deduziram??Ou pensar, o alcorão e uma coisa boa afinal ate o Papa beijou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cruz é símbolo do AMOR de Deus por nós, e foi através desse AMOR que que somos salvos. O AMOR moveu Jesus a beijar a Cruz, e ao beijar a Cruz Jesus incentiva todos ao AMOR uns pelos outros. O Alcorão simboliza os muçulmanos, nossos inimigos, e o beijo no Alcorão simboliza nossa adesão radical à Cristo, que nos ordena a amar nossos inimigos. Esse amor cristão é sobrenatural e podemos dizer taumatúrgico: são atos ordenados à salvação, e são atos heroicos que alcançam de Deus a graça da conversão e da salvação para nossos irmãos muçulmanos. Jesus é o Príncipe da Paz, e esse gesto do Papa é um gesto de Paz: "Bem-aventurados os construtores da paz..." Nesse gesto do Papa São João Paulo II sobressai o amor ao próximo, que é a razão maior da Cruz de Cristo. São Paulo disse que nós pregamos a Cristo crucificado, ou seja, um Deus na Cruz, um Deus que aceita morrer na Cruz, um Deus que renuncia vingar-se de seus inimigos, e prefere o AMOR à vingança. Cristo crucificado é o Deus Amor, que Bento XVI pede para que anunciemos ao mundo (in Deus Caritas Est) e que Francisco pede para que nos transformemos n"Ele. Com o Papa Francisco não mais se fala em Misericórdia, porque nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas com Francisco os cristãos de boa vontade são chamados a SER MISERICORDIOSOS, porque só os que fazem a vontade do Pai entrarão no reino de Deus. Jesus veio para o perdão dos pecados, está escrito no Evangelho. Portanto, sejamos como pede Francisco: Misericordiosos e perdoemos nosso próximo, respondendo positivamente ao pedido do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima.

      Excluir
    2. Amigo e não vi no evangelho Jesus beijando , os sumo sacerdotes,ou beijando vendilhões do templo, nossa senhora disse que: A sua misericórdia se estende de geração em geração *
      Sobre aqueles que o TEMEM. VC disse : beijo no Alcorão simboliza nossa adesão radical à Cristo::Isso e Bizarro!!!Que vc acha dos martires,que deram a vida por amor a Cristo por muito menos??Vc acha que eles beijariam o alcorão ou morreria so pelo fato de não faze lo??nossos irmãos muçulmanos que evangelho vc esta lendo?Quem não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não colhe, espalha.VC disse:amor ao próximo, que é a razão maior da Cruz de Cristo....A razão maior da cruz e a salvação das almas...Vc cita muito o amor mais não sabe que amor sem verdade e ilusão,,,E o 1 mandamento de Deus e amar a Deus sobre todas as coisas.. Jesus disse .“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”
      Mateus 10:33. Foi um ato desastroso do papa..Dom Bosco que nos ensina"Amemos as pessoas mais reprovemos os erros: não foi isso que ele fez ::( SÃO TOMÁS DE AQUINO, SUMA TEOLÓGICA, 2a. 2ae., q. 136, a. 4, ad. 3)

      PECADO ESQUECIDO DE MUITOS CATÓLICOS , LEIGOS OU SACERDOTES, O RESPEITO HUMANO É uma covardia; consiste em não ousar parecer cristão por medo da crítica ou dos juízos do mundo." (Monsenhor Cauly, Curso de Instrução Religiosa. Livraria Francisco Alves, 1924, p.141)E terminando ,eu o respeito com toda minha reverencia sua condição de Papa ,,mais tem ciosa que pode muito bem ser feita de outro modo.E concerteza não e beijando o alcorão que vamos converter os mulçumanos mais sim o nosso amor primeiramente a Deus , que foi assim que começou o cristianismo , ,,Homens e mulheres morrendo por não negar Jesus ,Amem!!

      Excluir
    3. Nos Atos dos Apóstolos temos o martírio de Santo Estêvão que morre dizendo: ".. não lhes imputeis esse pecado!" Essa oração converteu Saulo, segundo a Tradição. O beijo do Papa atualiza a oração de Santo Estêvão, pois na essência são iguais na Caridade. Quanto ao primeiro mandamento, São João disse: "Quem diz que ama a Deus, mas odeia a seu irmão é mentiroso!" O amor ao próximo é fruto do amor a Deus. No Evangelho vemos Jesus, Puríssimo, sem pecado, sem mancha, submetendo-se ao batismo de João Batista, que era um ritual de purificação. Ora, Jesus não precisava de nenhuma purificação, porque Ele é a própria pureza. Portanto, ao submeter-se a esse rito Jesus não confessou nenhum pecado... O beijo do Papa atualiza a Caridade de cristo no Batismo do Rio Jordão. Assim como Jesus ao batizar-se não se confessa pecador, mas Aquele que tira os pecados do mundo, São João Paulo II ao beijar o Alcorão atualiza a Caridade de Cristo pelos Muçulmanos. Todos os mártires devem morrer conforme o modelo: Cristo e Santo Estêvão: perdoando a seus inimigos. Salvação das almas e amor ao próximo são a mesma coisa. O AMOR ou a CARIDADE é o Novo Mandamento de Cristo. Sobre isso peço ver o que diz Santo Agostinho: Santo Agostinho, no seu comentário à Iª Carta de São João, diz que quem não tem Caridade está em pecado grave.
      O texto de Santo Agostinho é esse:
      Do Livro "Quem é Deus" - "Primeira Carta de São João, Comentada por Santo Agostinho"
      O texto a seguir é do Tratado V, vertido do latim pelo Pe. José A. Rodrigues Amado, professor do Seminário de Coimbra, edição de 1959.
      "O que comete o pecado é filho do diabo, porque o diabo peca desde o princípio.
      O diabo (já o dissemos) não criou nem gerou ninguém. Os que o imitam, em certo modo nascem dele.
      O Filho de Deus apareceu para destruir as obras do diabo. Veio para destruir o pecado aquele que não tem pecado.
      João prossegue: Todo o que nasceu de Deus não comete o pecado, porque a semente de Deus permanece nele. Não pode pecar, porque nasceu de Deus.
      Refere-se a determinado pecado que o homem nascido de Deus não pode cometer . Esse pecado é de tal ordem, que, quem o comete, consolida os outros pecados, e quem o não comete, é desatado dos outros pecados.
      Que pecado é esse? Transgredir o mandamento. Que mandamento? Este: dou-vos um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros (João 13,34).


      Este mandamento de Cristo chama-se Caridade. Por ela são destruídos os pecados. Quem a não pratica, está em pecado grave, e tem em si a raiz de todos os pecados. " (do livro citado pgs.: 87-88).

      Excluir
    4. http://rainhadapazorapronobis.blogspot.com.br/2015/05/a-caridade-e-misericordia-em-santo.html

      Excluir
    5. Meu caro Cristovão, Cristo não ensinou uma filosofia. Ele não foi um filósofo. Ele é Deus feito homem. Ele nos revelou a Verdade sobre Deus, e não um sistema filosófico.

      Mas as Verdades da Fé são dirigidas à inteligência. A Fé é um ato da inteligência que aceita a verdade que Deus revelou, ainda que ela esteja acima da compreensão humana.

      Por isso, Cristo disse a seus Apóstolos: "Ide e ensinai".

      E o amor é também algo que se entende.

      Transformar a religião apenas em amor, em caridade, é liquidar a Fé que é uma virtude intelectual.

      Ninguém pode amar -- ter caridade -- sem ter Fé.

      "Não se pode agradar a Deus sem a Fé" como está escrito por São Paulo, na Sagrada Escritura (Heb XI, 6).

      E ainda: "O meu justo vive da Fé" (Heb X, 38).

      Você ama choró no avesso?

      Claro que não, porque não conhecendo o que é choró, e muito menos no avesso, você não pode amá-lo. Não se ama o que não se conhece. Primeira condição para amar algo é conhecer esse algo.

      Portanto, só pode haver amor a Deus com a Fé.

      Esta virtude da Fé é como os pilares de uma casa, que sustentam o seu telhado, que é como a caridade. Sem pilares o telhado cai.

      Sem Fé, a caridade, o amor a Deus e ao próximo, não se mantém.

      Seu amor sem base em conceitos, sem apoio na Fé, não se sustenta de pé.

      Excluir
  2. Kkkkk, o papa é uma piada. Esse texto é uma piada.

    ResponderExcluir