domingo, 30 de março de 2014

O MISSAL DA MISSA TRIDENTINA DA IGREJA DA ORDEM, CURITIBA-PR-BRASIL


                          
Quando o Papa Bento XVI liberou a Missa Tridentina para toda a Igreja, através do Motu Proprio Sumorum Pontificum, Monsenhor Luiz Gonzaga, a pedido de um grupo de fiéis, começou a celebrar todos os Domingos às 10,00 da manhã a Missa nessa Forma, também chamada por Bento XVI de Forma Extraordinária. 
Na época não tínhamos o Missal Romano para essa Forma, então um dos membros do grupo emprestou um do Instituto Bom Pastor (IBP), mas era muito grande e muito pesado, muito difícil de usá-lo na Missa, pois esta divina liturgia prescreve que se façam alguns movimentos com o Missal, ora passando ele de uma lado para outro do altar.
No final da Missa, Monsenhor Luiz Gonzaga disse que precisaríamos de um Missal menor e mais leve. Durante toda a semana foi procurado em vão um outro Missal.
Mas para grande surpresa, no Domingo seguinte apareceu um Missal Romano, conforme imagem acima, na feirinha de livros usados que tem todos os Domingos bem na frete da Igreja.
A Divina Providência abençoou essa iniciativa, dando ao grupo a graça de adquirir o tão precisado Missal bem à porta da Igreja.
O Missal da Missa Tridentina da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, Templo Votivo do Santíssimo Sacramento, no Largo da Ordem, em Curitiba - PR, foi uma grande graça da Divina Providência para os fiéis devotos da Missa nesta Santíssima Forma.
Recentemente, no dia 10/02/2014, o Papa Francisco pediu para redescobrirmos o sentido do Sagrado na Liturgia.







7 comentários:

  1. Como faço para comprar um missal desse, irmãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi encontrado providencialmente, mas há um site nos Estados Unidos que vende o Missal Tridentino para o uso do Sacerdote, mas me esqueci o nome do site. Compramos um de lá, pois acabamos precisando de dois. Na época, em 2015, custou 250,00 dólares.

      Excluir
  2. Como eu faço para conseguir um missal tridentino para altar?????!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço para conseguir um missal tridentino para altar?????!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como eu faço para conseguir um missal tridentino para altar?????!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá comprar por aqui por 225,00 dólares: https://www.cantius.org/webstore/1962-travel-missale-romanum.html

      Excluir
    2. Também há a possibilidade de baixá-lo em PDF : https://sanctamissa.org/en/resources/missale-romanum-pdf.html

      Excluir