quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

O ANTICRISTO DE LA SALETTE

No famoso Segredo de Nossa Senhora de La Salette há uma mensagem que, se não forem feitas as devidas ressalvas ou discernimentos, está causando grande confusão nas pessoas que tiram conclusões equivocadas da leitura desta mensagem.
Em La Salette, Nossa Senhora, entre outras coisas, disse que "ROMA PERDERÁ A FÉ E SE TORNARÁ A SEDE DO ANTICRISTO!"
Ora, essa mensagem deve ser lida e interpretada em conformidade com os Dogmas de Fé da Santa Igreja Católica. Se houver qualquer contradição com a Fé Católica, é porque ou é falsa a Aparição ou é falsa a conclusão que se tira dela. Lendo essa Mensagem e comparando-a com os Dogmas de Fé, nota-se que à primeira vista ela vai contra os Dogmas de Fé na Indefectibilidade e Infalibilidade da Igreja de Roma e do Romano Pontífice, isto é, o Papa. São dois Dogmas que essa mensagem contradiz além de contrariar o Nono Artigo do Credo. Mas só que tem uma grande dificuldade, essa mensagem foi aprovada pela Igreja, que fazer, então? Nesse caso, como La Salette tem as aprovações da Igreja, não podemos rejeitá-la como falsa, mas temos a obrigação de interpretá-la de acordo com os Dogmas Apostólicos. Assim sendo, nesse caso, não é a mensagem que é falsa, mas as conclusões que tiram dela é que podem ser falsas ou equivocadas. Como, então, interpretar essa mensagem de acordo com a Fé Católica? Nesse caso, temos que examinar que a leitura literal dessa passagem conduz à uma contradição dos dogmas. Mas como, por ser aprovada pela Igreja, há de se supor que não haja nenhum erro nesta mensagem, somos obrigados a descartar a interpretação literal, que conduz à um erro material, e passar á uma interpretação espiritual dessa mensagem, conforme os conselhos de São João da Cruz na sua Subida do Monte Carmelo.
Assim sendo devemos buscar o sentido que Nossa Senhora quis dar à essa mensagem destinada ao futuro da Igreja, mas um sentido que não vá contra os dogmas da Igreja.
Ora, um dos sentidos para "Roma perderá a fé" é o de não ser mais acreditada. De fato, e contra fato não há argumentos, ao redor do mundo há uma grande quantidade de católicos que já não acreditam mais em Roma, como por exemplo os tradicionalistas, alguns conservadores, sedevacantistas e também seguidores de algumas "revelações" particulares ainda não aprovadas pela Igreja. A desconfiança deles é tal em relação à Roma que chegam até a negar a Legitimidade do Romano Pontífice, o Papa Francisco, atualmente. Levados por um espírito de suspeita e confusão, rejeitam o Papa porque julgam que ele, por causa de seu Magistério e Pastoral da Misericórdia, seja um impostor, herege, falso profeta e até mesmo o Anticristo. Então, para não incorrermos em erro e para não cairmos na contradição dos Dogmas de indefectibilidade e infalibilidade da Igreja de Roma e do Romano Pontífice, somos obrigados a admitir que Roma perdeu a fé não em Deus e nas verdades da fé, mas perdeu a credibilidade de muitos de seus fiéis, e converteu-se na Sede do Anticristo não porque o seja de fato, mas porque foi mal julgada por muitos de seus acusadores. Por um julgamento de todo equivocado Roma foi transformada não na Sede de Cristo, mas na do Anticristo. É o julgamento de todo equivocado de que o Papa é o Anticristo que transforma Roma na Sede do Anticristo, assim como um falso julgamento seguido de uma grave calúnia pode transformar uma pessoa de toda inocente numa pessoa má e perversa. Nesse caso não é a pessoa que é má e perversa, mas o juízo que fazem dela. Da mesma forma não é Roma que é a Sede do Anticristo, mas o equivocado juízo que fizeram dela. Santa Hildegarda de Bingen, ao comentar aquela passagem em que São Paulo diz que o homem do pecado se sentará no templo de Deus, para se fazer igual a Deus, explica que essa passagem se cumpre nas pessoas inferioras que se rebelam contra seus superiores, usurpando deles as funções que só a eles compete, sentando-se na Cátedra de São Pedro e na Cátedra dos Bispos por meio de sua soberba e inveja. Então todos nós já usurpamos com nossa soberba a Cátedra do Papa, e lá já nos sentamos com nossos juízos equivocados, julgando aquilo que não está em nosso poder, mas que só pode ser feito pelo Papa e por mais ninguém. E talvez muitas vezes até mesmo o lugar de Deus já foi roubado por meio de nossa soberba e orgulho. Todas as mensagens e profecias devem ser interpretadas de acordo com a fé católica, do contrário ou são falsas as revelações e profecias ou são falsas as conclusões que delas são tiradas. Nossa Senhora de La Salette, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário