Católico vem do grego e quer dizer: conforme ao todo, ou conforme o todo.
Na segunda aula de Introdução ao Método Teológico o Padre Paulo Ricardo ensina qual deve ser a atitude de um católico perante duas verdades aparentemente contraditórias.
Essa aula pode ser conferida aqui, principalmente a partir dos 11 minutos: https://padrepauloricardo.org/aulas/o-gnosticismo-e-o-arianismo
Jesus Cristo é a pedra de tropeço e de contradição, segundo as palavras de Simeão:"Eis que este menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições."(Lc. 2,34).
Aplicando os conceitos de católico, ensinados pelo Padre Paulo Ricardo, sobre a palavra "contradições", deste versículo, podemos identificar a catolicidade primeiramente em Jesus.
Em Jesus Cristo, portanto, o termo Católico aplica-se adequadamente.
A Igreja vive hoje uma grande crise de fé que é causa de grandes contradições no seu interior; temos os movimentos tradicionalista, modernista e o conciliador.
Podemos dividir em rigoristas, laxistas e no centro os mitigados ou conciliadores.
Entre rigoristas e mitigados vemos grandes tensões perante as grandes questões "contraditórias" sobre a fé e a moral que surgiram e vão surgindo no decorrer do nosso tempo.
De modo específico os tradicionalistas se escandalizam com as grandes questões de nosso tempo, e acusam a Igreja de ter errado, porque para eles houve uma ruptura com o passado, com a tradição multissecular da Igreja.
Para eles o Concílio Vaticano II fundou uma nova Igreja, o que é impossível para outros, que asseguram a continuidade ininterrupta da Igreja.
Os lefevristas afirmam que a Liberdade Religiosa e o Ecumenismo do Concilio Vaticano II contradizem as condenações e a Tradição da Igreja.
Eles acusam de heréticos todos aqueles que não concordam com suas proposições.
Para eles Roma perdeu a fé e tornou-se a sede do anticristo.
Ora, essa afirmação sim é herética e contra as verdades de fé católica, pois é de fé que a Igreja de Roma é infalível e indefectível.
Na sua segunda aula de Introdução ao Método Teológico o Padre Paulo Ricardo traz uma solução que se aplicarmos resolve perfeitamente essas controvérsias.
Quando ele explica que os arianos foram os primeiros hereges, expõe de maneira simples e esquemática o processo que leva uma pessoa a cair na heresia.
Portanto, pedimos assistir a aula com muita atenção e procurar assimilar os ensinamentos do Padre Paulo Ricardo, a fim de se firmar cada vez mais na catolicidade, sem abandonar a tradição, senão os erros tradicionalistas.
São Pio X condenou os erros dos modernistas, Bento XVI corrigiu os erros dos tradicionalistas.
Assim sendo rezemos para que todos eles sejam "misericordiosos, assim como o Pai é misericordioso."(cf.Ev.).
Esquema Pe. Paulo Ricardo:
PAI = DEUS
DEUS (UNO) FILHO= DEUS
ESPÍRITO SANTO = DEUS
VERDADE VERDADE
DUAS VERDADES CONTRADITÓRIAS:
DEUS É UM, MAS EM TRÊS PESSOAS
O HEREGE ESCOLHE UMA DAS VERDADES
O CATÓLICO FICA COM AS DUAS
CATÓLICO = CONFORME AO TODO
É necessário assistir ao vídeo para entender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário