quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Livrai-nos do mal! (I)



Liturgia é vida.
As orações da preparação para a santa comunhão seguem a partir do Pater Noster. Depois do Pater há uma oração muito interessante, que tentaremos exprimi-la considerando que ela seja dita por uma pessoa atormentada e carregada de muitos males.
"PR: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador."
Essa oração se dirige ao Pai, e sai do mais profundo do nosso ser e muitas vezes é ou pretende ser a expressão daquilo que somos ou do estado em que nos encontramos naquele momento soleníssimo.
Uma pessoa carregada de todos os males pede para que o Pai a livre de todos esses males. Só quem está acabrunhado de muitos males implora perdão e misericórdia. Portanto, a liturgia da Missa tem um primado, e esse primado é a misericórdia de Deus, e visa a reconciliação de Deus com a pessoa, com as pessoas, e das pessoas entre si.
Uma pessoa carregada de males não está em paz, mas em tormentos, em grandes lutas interiores e exteriores, passa por sofrimentos indizíveis, e a Missa implora para que Deus a livre desses sofrimentos.
Implora  para hoje, para já, a paz de Deus quem está sem ela. 
Essa oração mostra a imensa preocupação maternal da Igreja por seus filhos: uma Mãe preocupa-se com os sofrimentos de seus filhos. Talvez seja por isso que o Papa Francisco esteja tão preocupado com os pobres, pois ninguém mais do que os pobres são esmagados pelos males e tormentos desta vida.
Cont.






Nenhum comentário:

Postar um comentário